Algumas atividades
Exposição
Meio ambiente é poesia, 2017
Em 2017, o projeto "Meio Ambiente é Poesia" ainda não existia. No entanto, essa exposição marcou a primeira atividade organizada por Libélula Vitória que utilizava a literatura como meio para sensibilizar os participantes sobre diversos temas socioambientais. Posteriormente, o nome da exposição também se tornou o nome do projeto de extensão.A exposição foi realizada na Estaçãozinha/UFV e atraiu mais de 200 visitantes. Contudo, seu sucesso deveu-se, em grande parte, ao professor da UFV, Marcos Vinicius Sanches de Abreu e aos amigos de Libélula Vitória (foto), que acreditam em seu trabalho e não mediram esforços para a concretização da atividade.
A segunda exposição "Meio Ambiente é Poesia" ocorreu no hall do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, com o apoio da professora Lausanne Soraya de Almeida, então coordenadora do projeto homônimo. A exposição fez parte de uma ação conjunta com o projeto UFV+Sustentável durante a "Semana do Lixo Zero".
A organização da exposição contou com o trabalho voluntário de estudantes de diversos cursos da UFV, atraindo visitantes de diferentes faixas etárias.
Meio ambiente é poesia, 2023
A exposição, realizada durante a XIV Troca Saberes, contou com o apoio das professoras Cássia Carneiro e Lausanne Soraya de Almeida, além de uma equipe multidisciplinar.
Esta edição foi uma experiência completamente diferente das anteriores, pois a montagem ocorreu no gramado ao lado do edifício Arthur Bernardes (Bernardão) e, pela primeira vez, foram realizadas rodas de conversa sobre temas diversos. A iniciativa atraiu visitantes de várias regiões do Brasil, de diferentes faixas etárias e culturas.
Minicursos
Geopoética: Como a natureza se comunica com a gente?
Em 2023, durante a 93ª Semana do Fazendeiro, foi oferecido pela primeira vez o curso intitulado "Geopoética: Como a Natureza se Comunica com a Gente?". Na ocasião, foram organizadas duas turmas, preenchidas por pessoas de diversas profissões e regiões do Brasil.O curso contou com uma parte teórica e duas práticas: uma voltada para a interpretação ambiental em ambiente externo e outra focada no uso de poemas.
Oficinas em escolas
Escola Estadual José de Assis Pinto, município de São Miguel do Anta - MG
Atendendo ao convite da professora de Ciências, Adriana Rocha, foi realizada uma atividade com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre a conservação da água no solo, utilizando a revista Maneco intitulada "Por uma Gota d'Água".Antes da roda de conversa, organizamos uma dinâmica de apresentação com o auxílio de um barbante. Para tornar a atividade mais atrativa, realizamos também uma oficina de tinta de solos e, no encerramento, uma dinâmica com um globo de lixo.
Comentários
Postar um comentário