O projeto

    
 
 

 
 
   Há anos, a literatura vem sendo utilizada como veículo de conhecimento científico e um meio de sensibilizar as pessoas frente às questões socioambientais. Otelo de Shakespeare, por exemplo, serviu para chamar a atenção do papel do negro junto à sociedade; já os textos de Castro Alves e de Aluísio Azevedo serviram para impulsionar os movimentos a favor da abolição da escravidão no Brasil.
    O projeto “Meio ambiente é poesia”, é resultado de uma provocação científica e tem como objetivo trabalhar a educação ambiental através de estórias em quadrinhos e poesias. O projeto está dividido em três etapas. Contudo, no momento só estamos trabalhando nas duas partes descritas abaixo: 
 => Criação da revista infantil em quadrinho ‘Maneco’: a revistinha tem esse nome em homenagem ao poeta Álvares de Azevedo. Ela tem como objetivo trabalhar a educação ambiental com crianças. Seus textos são indicados para maiores de 5 anos, mas isso pode variar de criança para criança. 
    Cada revistinha contém uma estorinha com tema relacionado ao cotidiano e à educação ambiental (água, produtos orgânicos, lixões, ETA e ETE, solo, etc.), uma curiosidade pertinente ao tema, um passatempo e um vocabulando contendo as palavras que o público alvo possa não conhecer. O conteúdo passará pela revisão de especialistas que atuam na temática da revista em questão e que serão parceiros no processo. 
    As revistas poderão ser utilizadas como material didático pelos profissionais da educação e esses poderão contar com um manual contendo textos, atividades e links relacionados aos temas. Os professores, poderão solicitar também o apoio da equipe, através do e-mail ou pedindo formação via conferências online ou presencial após a pandemia. 
     => Exposição ‘Meio ambiente é poesia’: a exposição será o coroamento do projeto e terá como objetivo mostrar os resultados obtidos no projeto. A exposição será dividida em três partes, sendo elas: 
    1) Uma dinâmica para estimular a participação das pessoas; 
    2) O uso de poesias, sendo a grande maioria inédita (algumas publicadas no Facebook de uma das autoras); 
    3) Apresentação das revistas em quadrinhos. As escolas que aderirem ao projeto poderão participar da terceira parte da exposição; poderão fazê-la enviando fotos do que desenvolveram. 
     O calendário de publicação, informações sobre como participar do projeto e como ter acesso ao material podem ser encontrados na aba “Revista Maneco” ou solicitados pelo e-mail manecoemeioambiente@gmail.com .

Postagens mais visitadas